(*) Dr. Carlos Shimoda
CROSP 17.119
Diretor-Presidente da
Esh Odonto


Área Restrita
aos Associados
















Dica do Dentista

Implantes Dentários
Por Dr. Carlos Shimoda(*)

Os implantes dentários são uma ótima alternativa para reposição de elementos dentários perdidos ou para reposição de toda a arcada dentária. Consistem em peças cilíndricas ou cônicas de titânio com tamanhos e espessuras variáveis e que podem ser instalados cirurgicamente na estrutura óssea da arcada bucal para que ocorra subsequentemente a ósteointegração (união do osso ao titânio). Uma vez osteointegrado (5 a 6 meses depois) o implante pode receber um ou mais dentes de forma parafusada ou cimentada.

A reabilitação dentária com a utilização de implantes dentários consiste em uma solução estética e funcional, proporcionando ao paciente conforto, segurança e maior qualidade de vida. Porém para instalação dos implantes alguns requisitos são necessários para o sucesso do mesmo: Estrutura óssea com altura e espessura suficientes para fixação do implante. Ausência de infecção local. Ausência de problemas de cicatrização. Descontrole de alguma função normal do organismo, entre outros.

Alguns destes quadros podem ser revertidos com o uso de técnicas de enxerto ósseo e medicações que devem ser corretamente indicados pelo profissional capacitado para isso.


Dúvidas mais freqüentes


Existe rejeição ao implante?
Não existe rejeição ao implante, sendo que os motivos para perda do mesmo podem ser gerados por problemas relacionados a cicatrização do procedimento cirúrgico e /ou infecções locais no pós cirúrgico.

O que é um implante de carga imediata?
Trata-se de uma técnica cirúrgica onde o dente pode ser fixado sobre o implante na mesma sessão em que é instalado, mas para isso devem-se observar algumas indicações para o uso desta técnica, não sendo desta forma todas as pessoas que podem ser submetidas a ela.

Quais os cuidados que devo ter com o dente fixado sobre um implante?
Os cuidados devem ser os mesmos dispensados para um dente natural, pois o implante pode ter perda de fixação no osso por infecções gengivais decorrente da falta de escovação e do uso do fio dental. Consulte um cirurgião dentista e faça uma avaliação.

Endereço:
Al. dos Jurupis, nº 452, Conj. 84 - Moema - São Paulo - SP